terça-feira, 21 de junho de 2011

Hábito Legal: Agora a sustentabilidade tem um porta-voz em Videira e região

Nosso objetivo central é conscientizar e orientar as pessoas sobre algumas práticas do cotidiano que podem ser melhoradas gerando resultados positivos em termos de organização, limpeza e economia de recursos.
Vamos iniciar incentivando a substituição das sacolas plásticas pelas retornáveis. Para isso será realizado um evento sábado (9/7) no Largo da Estação em Videira. Todos podem e devem participar, trocando 20 garrafas Pets por uma sacola retornável com a identidade da campanha. Posteriormente essas garrafas serão utilizadas pelo CDL para enfeitar a cidade nas festas de final de ano.
Troque garrafas Pets por sacolas retornáveis
Para acompanhar as nossas novidades basta estar ligado nas redes sociais (Orkut, Facebook, Twitter e aqui no Blog).

2 comentários:

  1. A sustentabilidade é um ideal sistemático que se perfaz principalmente pela ação, e pela constante busca entre desenvolvimento econômico e ao mesmo tempo preservação do ecossistema. Podem-se citar medidas que estão no centro da questão da sustentabilidade ambiental: a aquisição de medidas que sejam realistas para os setores das atividades humanas.

    Os pontos elementares da sustentabilidade visam à própria sobrevivência no planeta, tanto no presente quanto no futuro. Esses princípios são: utilização de fontes energéticas que sejam renováveis, em detrimento das não renováveis.

    Pode-se exemplificar esse conceito com a medida e com o investimento que vem sido adotado no Brasil com relação ao biocombustível, que por mais que não tenha mínina autonomia para substituir o petróleo, ao menos visa reduzir seus usos. O segundo princípio refere-se ao uso moderado de toda e qualquer fonte renovável, nunca extrapolando o que ela pode render. Em um quadro mais geral, pode-se fundamentar a sustentabilidade ambiental como um meio de amenizar (a curto e longo prazo simultaneamente) os danos provocados no passado. A sustentabilidade ambiental também se correlaciona com os outros diversos setores da atividade humana, como o industrial, por exemplo.

    A sua aplicação pode ser feita em diversos níveis: a adoção de fonte de energias limpas está entre as preocupações centrais, algumas empresas tem desenvolvidos projetos de sustentabilidade voltando-se para aproveitamento do gás liberado em aterros sanitários, dando energia para populações que habitam proximamente a esses locais. Outro exemplo de sua aplicação está em empresas, como algumas brasileiras de cosméticos, que objetivam a extração cem por cento renováveis de seus produtos. O replantio de áreas degradadas, assim como a elaboração de projetos que visem áreas áridas e com acentuada urgência de tratamento são mais exemplos que já vêm sido tomados.

    Fonte: www.atitudessustentaveis.com.br

    Pode-se afirmar que as atitudes sustentaveis como a campanha do Hábito Legal alavancadas pelo Laboratório Vida, Grupo Carboni e Farmácias Lider Farma corroboram perceptivelmente com a sustentabilidade ambiental, sendo necessário não apenas um investimento capital e recursos humanos que viabilizem o desenvolvimento sustentável, mas também conta com atitudes sistemáticas em diversos órgãos sociais e políticos como por exemplo, a propaganda e a educação.
    Faça parte dessa ideia você também.

    ResponderExcluir
  2. Sustentabilidade – Reconhecendo Produtos de Fontes Sustentáveis

    Se você deseja realmente aderir as causas do desenvolvimento sustentável, pode começar adquirindo produtos de empresas sustentáveis. Esses produtos vêm colaborando muito com a tentativa de trazer equilíbrio ao meio ambiente. Mas como saber se a empresa que comercializa o que consumimos realmente utiliza meios ecologicamente corretos para sua produção?

    O assunto desenvolvimento sustentável tem se tornado alvo da mídia e de muitos adeptos à preservação ambiental, o que faz com que algumas empresas ajam de má-fé utilizando slogans de sustentabilidade, propagandeando seus cuidados com o meio ambiente e a qualidade de seus produtos sem colocar em prática o que dizem, a fim de aparentar responsabilidade ecológica e social.

    Para termos a certeza de que os produtos adquiridos realmente provêm de uma fonte sustentável, devemos procurar nas embalagens os selos que certificam o uso de materiais reciclados. Além disso, podemos procurar nos sites referentes às empresas seus métodos de fabricação e quais materiais foram utilizados para sua produção.

    A verificação da credibilidade do produto não é a única questão a ser averiguada para se ter certeza de que a empresa é sustentável. Deve-se também conhecer a história da empresa, como ela foi fundada, em que condições ambientais seu espaço físico foi estruturado, de onde e como retiram as matérias-primas utilizadas, que destino dão ao seu lixo produzido, quais as técnicas utilizadas nas produções, que tipo de energia utilizam, que cuidados tomam com as emissões de gases dos processos de fabricação entre outras atitudes sustentáveis.

    Ter a certeza de que o produto que consumimos é sustentável nos coloca na batalha pelo bem-estar do meio ambiente, incentiva a população a consumi-los e as empresas a continuar a produzi-los cada vez mais, mantendo a mesma linha de conduta. Esses produtos são uma forma de reduzir os impactos ambientais causados pela má utilização das matérias-primas e o descaso com a produção do lixo e o destino que será dado a ele.

    Reduzindo esses impactos temos uma natureza mais sadia com ares e águas mais limpas além de prorrogar o tempo de duração de recursos naturais até pouco tempo considerados inesgotáveis e hoje encontrados em risco que são essenciais à nossa vida.

    Faça sua parte adquirindo produtos sustentáveis.

    Fonte:Carlos Abreu

    ResponderExcluir