quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Hábito Legal: Substitua as sacolinhas também no lixo


Em todo o Brasil as sacolinhas plásticas distribuídas nos supermercados vêm perdendo a luta contra o meio ambiente. 13 capitais brasileiras já aprovaram leis que proíbem ou limitam a distribuição destas sacolas, enquanto outras nove cidades têm projetos de lei em tramitação. A alternativa é o uso de sacolas de pano, as famosas ecobags, ou de caixas de papelão. Mas não é somente para carregar as compras que as sacolas plásticas são utilizadas. Muitas servem para acondicionar o lixo doméstico, ou até mesmo para recolher o cocô do cachorro na calçada. O que fazer nestas situações sem a sacola plástica?

O Ministério do Meio Ambiente traz a solução para estes casos quando afirma que esta é uma situação na qual devemos mudar nossos hábitos, e entender que existem materiais menos poluentes e que podem substituir o plástico. Foi no grupo de discussão Futuro do Presente que surgiu uma solução para os lixinhos domésticos: substitua a sacolinha por jornal.

A idéia é de Martha Maria Lopes Pontes, que utiliza a técnica de dobradura para montar um saco resistente e fácil de fazer. Basta usar uma, duas ou até três folhas de jornal juntas, e em menos de um minuto o “copinho” estará pronto.


Vamos aprender?

Antes de começarmos, é preciso cortar a folha de jornal para que ela se torne um quadrado. Para isso, dobre a beirada da página para dentro até a borda e corte o excesso, como nas figuras 1, 2 e 3 abaixo.

sacolinha-jornal modo de fazer


4. Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo;

5. Dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda, como se fosse fazer um aviãozinho. Marque muito bem e desfaça a dobra;

6. Com as pontas do triângulo viradas para cima, dobre a ponta direita até a marca da dobra anterior;

7. Repita esta operação com a dobra da esquerda do triângulo;

8. Dobre as pontas do triângulo para fora;

9. Está quase pronto, faça uma leve pressão nas dobras laterais do copo para que a boca dele se abra.

Fácil, rápido e sustentável. 

sacolinha-jornal cópia

Fonte: G1, Blog Sturm und Drang e Futuro do Presente

Nenhum comentário:

Postar um comentário